18 Julho, 2019 Sapien Livre 0Comment

Essa é uma das grandes questões da humanidade. O dinheiro afinal de contas traz felicidade?

Se for observar a vida de muitas pessoas que eram infelizes e se esforçaram para ganhar muito dinheiro continuaram infelizes. É claro que ter uma grande fortuna não faz ninguém ficar triste, mas só isso não é suficiente.

Se não tivermos algumas questões bem respondidas como: Você é amado pelas pessoas e cultiva bons relacionamentos? Faz algo que te traz realização  pessoal e profissional? Tem boa saúde e cuida bem de seu corpo e mente?

Neste sentido o dinheiro é apenas mais uma peça de um grande quebra-cabeça.  Por consequência  podemos concluir que dinheiro não traz felicidade.

No entanto o dinheiro pode proporcionar coisas essenciais para ser feliz:

Experiências

O dinheiro pode comprar experiências que inegavelmente trazem felicidade, tanto no curto, quanto no longo prazo. Viagens e intercambio, a possibilidade de conhecer e experienciar diferentes culturas, sabores e cheiros.

Aprender um novo idioma ou tocar piano, assistir a uma final de copa do mundo, voar de asa delta ou pular de para quedas. O dinheiro não é tudo mas ele pode proporcionar essas coisas que nos alegra.

Paz de espírito

A falta de dinheiro ou o descontrole financeiro pode trazer muitos problemas. Em função das finanças casamentos são desfeitos, pessoas perdem a saúde física e mental.

Ter dinheiro para pagar todas as suas obrigações financeiras traz paz de espírito para focar nas coisas que acreditamos ser realmente importantes. Não é possível viver em harmonia com um boleto vencido ou a incerteza de como irá fechar as contas no final do mês.

Oportunidades

Os melhores cursos, os melhores profissionais, os melhores instrumentos e equipamentos de trabalho são pagos e adquiridos com dinheiro. Desta forma concluo que com dinheiro terá mais oportunidades do que alguém que não possui.

Além disso, o dinheiro possibilita fazer escolhas. Escolher entre comprar ou alugar, escolher entre fazer o que gosta ou o que remunera melhor. Se não está com a corda no pescoço todo final de mês pode se aventurar à trocar de área ou região.

Liberdade

Os aspectos que citei até agora também podem ser traduzidos como liberdade. Penso que esse é o maior benefício do dinheiro. Quando bem empregado pode proporcionar uma liberdade que só é permitida a pouquíssimas pessoas neste planeta.

Liberdade financeira é algo que somente 1% de toda a população consegue. Neste ponto parece que é algo inatingível. No entanto, se pensar a longo prazo  e planejar, sua chance é muito alta.

Suficiência

Tem gente que só pensa em dinheiro e tem gente que não dá a menor atenção. O negócio é conseguir entender qual o limite entre ganhar e acumular dinheiro e viver o momento presente.

A busca por riqueza pode se tornar uma obsessão, trazer estresse e afastar pessoas. Não tem nada de errado em ganhar mais dinheiro, o problema é não saber quanto é o suficiente.

Essa é a grande questão, entender onde está sua curva de satisfação e o que é suficiente para você. Depois disso o dinheiro é apenas troféu, algo que obtém por realizar um bom trabalho.

E para você, dinheiro traz felicidade? O que pensa sobre isso?

Imagem por Pixels – Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *