
Dinheiro não é importante
Eu já ouvi diversas vezes pessoas próximas dizendo que dinheiro não é importante, que eu deveria parar de falar sobre esse assunto ou até que eu só penso em dinheiro. O engraçado é que são essas pessoas que vivem com a corda no pescoço para conseguir manter as contas do mês.
O que não entendem é que eu penso em dinheiro para exatamente não pensar em dinheiro. Pode ter certeza, quem não quer falar sobre grana, planejamento financeiro e investimentos está a todo tempo pensando em como pagar as contas, se vai ter o suficiente no final do mês ou terá que entrar no cheque especial.
E isso tem uma grande razão de acontecer pois o dinheiro não aceita desaforo. Ele é orgulhoso assim como qualquer pessoa que sabe seu valor, foge de quem não o valoriza.
Experimenta falar para sua esposa (o) que não é importante para você, que é secundário e não liga para ele (a). Com certeza essa pessoa não vai ficar muito tempo do seu lado. Com dinheiro é igual, ele foge de quem não dá o seu devido valor.
Não confunda isso com apego, avareza ou espírito de Tio Patinhas. O dinheiro é importante para aquilo que ele é importante, para outras coisas não.
Neste sentido, um dos maiores erros de quem busca a independência financeira é não ter senso de urgência para gerenciar, investir e planejar o FIRE.
Comece seu plano agora
Não espere a promoção, o ano virar, a esposa trabalhar, o filho crescer, o final da pandemia, os exemplos de desculpas para não começar podem beirar o infinito. mesmo em condições adversas é possível fazer alguma coisa.
Neste sentido comece agora com aquilo que tem disponível, da melhor forma que puder. Acredite, não fazer nada é o maior erro que as pessoas cometem adiando seus sonhos de vida.
A gente, de um modo geral, dedica a maior parte da vida para a carreira e trabalho e isso é justificável, afinal de contas é nosso trabalho que paga as despesas e irão garantir nosso sustento. No entanto, não será seu emprego que vai garantir sua riqueza.
Devemos criar um planejamento para investir e enriquecer e isso é muito, muito mais importante que seu trabalho. Não confunda essa ideia com deixar de trabalhar, não é isso. Na verdade, deve trabalhar e muito, mas o objetivo principal é o plano de independência financeira, o trabalho é só a fonte de recursos para atingir o plano.
Neste sentido, passe a dar importância para o dinheiro e não permita que pessoas sem conhecimento façam comparações absurdas de dinheiro e sentimento por pessoas. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Imagem por Mokup – pixabay
Eu concordo com você.
Sobre a crítica da galera sobre dinheiro, eu mesmo parei faz muito tempo de dividir minhas opiniões sobre o tema com os outros, só falo com uma ou outra pessoa muito próxima e que tem uma visão realista sobre como a “banda toca” no mundo.
Eu vou seguir com minha trilha, eles sigam a deles, não é aquele papo de: “ah vamos ver quem no final viveu melhor!”, eu não preciso esperar décadas para descobrir, estou a poucos anos nesse caminho e quando penso se estou fazendo o certo eu só olho ao meu redor e vejo neles o que seria a minha vida se não tivesse escolhido esse rumo, na hora concluo que tomei a decisão certa pra mim.
Abraços,
Pi.
Olá Poupador,
Sabe que também faço a mesma coisa. Parei de perder tempo com quem não vale a pena. A parte ruim disso é que algumas pessoas que temos muita consideração não conseguem compreender um pensamento tão simples. Neste sentido ficamos isolados.
Abraço