14 Janeiro, 2019 Sapien Livre 0Comment

O título deste arquivo parece estranho, mas é isso mesmo. Eu nunca conheci nem vi ninguém acima da média que tivesse uma vida totalmente equilibrada.

O que mais costumamos ouvir por ai é a necessidade de ter uma vida equilibrada, de forma que possa dar conta da vida profissional, financeira e pessoal da forma mais harmoniosa possível.

O desequilíbrio seja de dedicação e tempo em alguma atividade é essencial para que você deixe de fazer parte da média. A grande maioria das pessoas são medianas e, na maioria das vezes a média é medíocre.

Procure observar a vida de grandes personalidades, seja do esporte, da música, do cinema ou do mundo empresarial. Todas essas pessoas vivem ou viveram boa parte de suas vidas em desequilíbrio, esse é um dos preços do sucesso.

Seja abdicando de parte do tempo que poderia estar com os filhos, ou de momentos com amigos e a pessoa amada. Por algum período, estas grandes personalidades tiveram que pagar o preço para se tornarem excepcionais.

Assim como ter um corpo escultural não é possível sem deixar de comer coisas que a maioria das pessoas comem, obter resultados acima da média em qualquer outra área da vida faz o desequilíbrio ser inevitável.

Um dos maiores problemas que tornam o desequilíbrio um grande erro é o fato de valorizarmos mais o esforço do que o resultado. Entenda que não faz o menor sentido trabalhar 15 horas por dia e não produzir resultados significativos.

Desta forma devemos usar o desequilíbrio em prol do mérito, o que o educador financeiro Thiago Nigro (Primo Rico) chama de valor agregado.

Esforço sem resultado é desperdício, desta forma o trabalho só irá valer a pena se você ter muito claro na cabeça que o resultado produzido ( valor agregado) é tudo que importa.

Não é interessante pagar um salário milionário para um jogador trabalhador e esforçado, porém mediano. No entanto, ninguém contesta os milhões recebidos pelos craques que desequilibram uma partida como Cristiano Ronaldo e Leonel Messi.

Ter uma vida desequilibrada não parece muito interessante, mas se quiser ter resultados acima da média, será inevitável em algum momento da sua vida desequilibrar.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *