5 Janeiro, 2020 Sapien Livre 0Comment

Muita gente tem dúvida do que fazer para ter um futuro tranquilo e de qualidade, ao mesmo tempo não gostaríamos de viver hoje em detrimento de uma gratificação futura, que inclusive pode nunca acontecer.

Cuide do hoje que o futuro cuida de si próprio

Não é de hoje que lidar com planejamento de longo prazo é um fraco para nós,  mortais de carne fraca. Desta forma, uma estratégia simples e inteligente de lidar com este viés é fazer boas escolhas no presente que o futuro se encaminha sozinho. Está achando absurdo? Veja exemplos:

Quer ter uma velhice saudável? Se alimente com qualidade e faça atividade física com frequência, se hidrate e durma com qualidade;

Não quer depender dos pais, marido ou esposa para se sustentar? Adquira inteligência financeiro,  estude e faça investimentos;

Deseja mudar de emprego? Faça cursos na área desejada, conheça pessoas, crie uma reserva financeira;

Gostaria de correr uma maratona, mas nunca deu um pique de cem metros? Corra dez metros hoje, onze amanhã, doze depois e bem antes do que imagina correrá quilômetros;

Quer fazer a diferença no mundo? Faça voluntariado, valorize seu tempo e sua família.

Pretende fazer investimentos, mas é tão leigo (a) que acha que liquidez diária é a quantidade de água que precisa tomar todos os dias? Comece devagar, mas faça! Aos poucos conceitos que acreditava serem complexos serão comuns ao seu dia a dia.

Eu já ouvi de muitas pessoas que vão investir quando tiver mais dinheiro, quando ganhar uma promoção,  quando fizer algum curso xyz. Esse é o grande erro, colocam o carro na frente dos bois e neste sentido, nunca serão investidores.

Você primeiro investe e com isso passa a ter dinheiro, primeiro planeja e depois as coisas acontecem. É a ação presente que permite os acontecimentos futuros.

Neste sentido uma pessoa não investe porque é rica, ela é rica porque investe. Ninguém pratica esportes porque é saudável, é saudável porque pratica esportes.

Como relatado em um dos meus livros preferidos, Os Segredos Da Mente Milionária, comprometer-se coloca o universo para ajudá-lo, conforme descrito no trecho abaixo:

“Até que se esteja comprometido, sobrevém a hesitação, a possibilidade
de recuar, uma ineficiência permanente. Todo ato de iniciativa (e criação)
responde a uma única verdade elementar, e desconhecê-la mata incontáveis
ideias e esplêndidos planos: a partir do momento em que o indivíduo se
compromete definitivamente, a Providência se move junto com ele. Toda uma
cadeia de eventos emana da decisão do individuo, levando a seu favor todos os
tipos de imprevistos, encontros e assistência material que ninguém jamais sonharia
que pudessem ocorrer dessa maneira”.  – W. H. Murray

Vejo muita gente se perdendo no longo prazo porque não se comprometem em dar o primeiro passo hoje.

Imagem por Free Photos – Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *