15 Novembro, 2017 Sapien Livre 0Comment

O primeiro passo para iniciar seus investimentos é abrir uma conta em uma corretora e fugir das altas taxas e péssimos produtos financeiros que os bancos tradicionais oferecem.

COMO ABRIR CONTA EM UMA CORRETORA DE VALORES

Muita gente já sabe disso, porém existem tantas dúvidas sobre qual corretora escolher e como fazer abertura de conta que as pessoas acabam desistindo.

Esse post é exatamente para ajudar neste momento de escolha.

Outro medo é o de perder todo dinheiro caso a corretora vá a falência. Isso não acontece, pois as corretoras são apenas intermediadoras, após você direcionar o recurso para o investimento o dinheiro não fica com na corretora.

Apenas o dinheiro disponível na conta é que é passível de perda em caso de falência, por isso não é aconselhável manter muito dinheiro na conta da corretora, afinal de contas, ele está lá para ser o aplicado.

PRIMEIRO DE TUDO, VAMOS A ALGUMAS EXPLICAÇÕES 

O que é uma corretora de valores? – Uma corretora é uma instituição financeira ( não é banco), especializada em produtos financeiros de investimentos (Compra, venda e negociação de títulos de valores mobiliários).

Ela faz a ponte entre o investidor e os órgãos reguladores, exemplo Bovespa, CETIP, após a fusão chamada B3. As corretoras são fiscalizadas pelo banco central e seguem as mesmas normas rigorosas aplicadas aos bancos.

PORQUE USAR UMA CORRETORA?

As corretoras são instituições especializadas em investimentos, eles possuem relacionamentos com muitos bancos onde você encontra um leque diversificado de investimentos que nenhum banco pode oferecer sozinho.

Além disso, é somente através de uma corretora que poderá fazer compra e venda de ações entre outros títulos mobiliários.

As corretoras, por não precisarem abrir agência física e possuem equipe bem enxuta, conseguem baratear seus custos e consequentemente cobram tarifas mais atraentes aos correntistas.

Corretoras também não podem fazer empréstimos, seu negócio está direcionado exclusivamente a investimentos.

Já os bancos ganham dinheiro com empréstimos. Basicamente quando você investe dinheiro em um banco, você na verdade está emprestando dinheiro para que o banco empreste com juros bem maiores (Chamado spread bancário) a outro correntista.

Assim como também o dinheiro que você deixa na caderneta de poupança não fica lá parado, o banco empresta e ganha mais dinheiro em cima dele.

Este é o principal serviço dos bancos, emprestar dinheiro. Por isso não é interessante oferecer produtos rentáveis aos seus correntistas.

COMO ESCOLHER UMA CORRETORA

Escolher

O primeiro passo para escolher uma boa corretora de valores é saber se a instituição é de qualidade e sólida.

Para isso é necessário fazer algumas pesquisas para descobrir informações como qualidade de homebroker, Tesouro Direto, produtos de renda fixa, taxas de custódia e corretagem.

O site Bussola do Investidor tem um ranking que os próprios usuários pontuam as corretoras em diferentes aspectos, além de uma ferramenta de comparativo que poderá ver os valores de corretagem e taxas em diferentes ferramentas e serviços.

( https://www.bussoladoinvestidor.com.br/guia_corretoras/ )

Além desta pesquisa informal, no site oficial do tesouro direto, existe informações sobre taxas e também um ranking das corretoras nesta modalidade de investimento (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/599367/RANKING_Setembro_2017/a61af2d8-c501-4921-ad9d-824b8764059d).

Após definir 3 corretoras, vá ao site da B3 e cheque as informações de segurança sobre os produtos que a corretora oferece, além de ver se possuem selos de qualidade. ( http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/participantes/busca-de-corretoras/).

Um ultimo local para checar informações é o www.bancodata.com.br, neste link você encontra informações referente a solidez financeira da companhia.

Porém são informações mais difíceis de fazer leitura se você não estiver familiarizado com dados financeiros.

Feito isso é só abrir a conta, que pode ser feita de forma totalmente online no próprio site da corretora.

Todo esse processo que parece de primeiro início assustar, é rápido e em pouco tempo já terá uma excelente ferramenta de investimentos a sua disposição.

Eu, por uma questão ética e legal, não farei nenhuma indicação específica. Acredito que você, com essas informações, poderá fazer uma escolha segura e sem maior estresse.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *