Economizar

COMPRAR OU ALUGAR UM IMÓVEL, EIS A QUESTÃO

20 Dezembro, 2017 Sapien Livre 0Comment

Este blog defende que antes de comprar qualquer patrimônio que tire dinheiro do seu bolso, ou seja, que te gere despesas, deve primeiro conquistar sua liberdade. Quando falo conquistar sua liberdade, me refiro a atingir o seu número da independência financeira.

De qualquer forma existem prós e contras entre adquirir um imóvel ou alugar. Vou elencar alguns argumentos para que tenha ciência de quanto isso pode te distanciar da tão esperada independência financeira.

VANTAGENS DE COMPRAR

Realização de um sonho

Se for feita uma pesquisa, verá que 1 em cada 9 brasileiros sonham em comprar uma casa. Não importa os aspectos financeiros, neste caso, sonho é sonho e não há número que consiga justificar a não realização de um sonho.

Além disso, a sociedade costuma considerar, alguém que possui um imóvel, bem sucedido e esse reconhecimento é muito importante para a maioria das pessoas.

Estabilidade

A compra de uma casa da sensação de segurança e estabilidade, afinal é sua casa. Não tem o risco de o proprietário pedir o imóvel e você ter que se mudar. As pessoas costumam dizer que não tem como perder dinheiro com uma casa pois ela sempre irá se valorizar.

Oportunidade

Em alguns momentos, principalmente para quem tem paciência podem aparecer boas oportunidades de compra de imóveis, principalmente se possuir o valor para comprar a vista. O ano de 2016 e 2017 foram anos de muitos distratos de contrato devido a crise. A grande oferta de imóveis devolvidos trouxe ótimas oportunidades para quem teve paciência e capital.

Disciplina

Como pessoas que começam uma dieta, poucos tem disciplina suficiente para emagrecer e manter o peso por longo período de tempo. Poupar o valor necessário todo mês para a compra de um imóvel a vista é um trabalho de longo prazo, entre 10 e 15 anos.

Um exercício para poucos, são raras as pessoas que conseguem e isso deve ser levado em consideração. Não adianta falar para alguém que não vai ter a disciplina de alugar e salvar dinheiro para a compra do imóvel. Neste caso é melhor que compre, mesmo que financiado.

Credito barato

Quem possui um imóvel pode utiliza-lo para dar como garantia aos bancos, assim conseguir dinheiro com juros mais baixos que os praticados pelo mercado.

VANTAGENS DE ALUGAR

Custo de oportunidade

Casa para morar não é investimento. Pois só pode ser considerado investimento aquilo que coloca dinheiro no seu bolso. Quando se possui uma casa costuma-se despender quantias mensalmente para manutenção e bom funcionamento.

Só é possível considerar imóvel como investimento se for utilizado para alugar ou para revenda com possível valorização futura.

O valor do imóvel não investido recebe o nome de custo de oportunidade. Basicamente seria o valor que se perde em não investir.

Baixa liquidez*

Vender uma casa é muito difícil, além de caro. Se precisar vender rápido terá de oferecer o imóvel com valor abaixo do mercado e certamente perderá dinheiro.

*Dificuldade ou facilidade de tornar algo em dinheiro

Imóvel

A grande Ilusão

O maior argumento de quem compra uma casa, principalmente financiada é – Estou pagando por um patrimônio que é meu em comparação com o aluguel, que é um dinheiro jogado fora todo mês. Este é um argumento fraco, já que um imóvel financiado o valor pago de cada parcela, a maior parte corresponde a juros e por isso também não está pagando apenas pelo imóvel.

Inquilino do Banco / Aluguel do dinheiro

Quando se aluga uma casa você é inquilino do proprietário, já quando se financia o imóvel você torna-se inquilino do banco. Recebe o direito de uso da casa mediante pagamento das parcelas do financiamento. Porém o imóvel só será seu após quitar a última parcela.

Desta forma entende-se que está pagando aluguel do dinheiro que pegou emprestado.

O valor de um financiamento fica entre 0,8% e 1% ao mês, já o valor do aluguel está entre 0,35% e 0,5% do valor do imóvel. O aluguel do dinheiro é quase sempre mais caro.

A diferença do valor do financiamento combinado com o pagamento do aluguel pode ser investido para aquisição do imóvel a vista. Esta estrategia é muito utilizada, porém só funciona com pessoas altamente disciplinadas com relação ao dinheiro.

Falsa Segurança

Quando alguém compra uma casa financiada tem uma falsa sensação de segurança, porém corre-se um risco enorme quando se faz um financiamento a longo prazo, já que é possível perder o imóvel em um período de 6 meses entre o atraso do pagamento e o leilão do imóvel.

A vida Muda

A forma como você pensava antes não é o mesmo que pensa hoje, como também será diferente no futuro, desta forma morar de aluguel te permite ter agilidade para fazer mudanças repentinas como por exemplo, viver em outro país.

Além disso, o compromisso com a dívida tira a liberdade do dono de se mudar ou aceitar uma proposta de trabalho em outra cidade.

O bairro pode se desvalorizar ou você enjoar da vizinhança ou simplesmente mudar de emprego e ser obrigado a atravessar a cidade todos os dias.

Gastos desnecessários e emocionais

Quando alugamos geralmente não fazemos muitas mudanças no imóvel, afinal não é inteligente fazer investimentos em algo que não é seu. Já quando é proprietário é muito fácil cair na armadilha de colocar o melhor piso, comprar os itens de acabamento mais caros, pois afinal é sua casa, né? Isso é muito comum e consome verdadeiras fortunas que poderiam ser utilizados para comprar sua liberdade.

Gastos de dono

Existem alguns gastos que só quem é dono possui. São despesas com reparos estruturais, como por exemplo conserto de telhado, infiltração nas paredes ou problemas com instalação elétrica. Todos estes custos não são de responsabilidade de quem aluga, recaindo somente para quem é dono.

Conclusão 

Observa-se que as vantagens lógicas em alugar são maiores do que as de comprar, principalmente se for financiado. Sem contar que se tiver o capital de um imóvel e investir com sabedoria o próprio investimento pode pagar a compra da casa. Porém, quando se observa aspectos emocionais não existe argumento que os vença.

Meu objetivo é lhe dar argumentos para que encontre um equilíbrio entre razão e emoção, para que assim tome as melhores decisões com relação ao dinheiro e seu futuro.

E você o que acha? É melhor comprar ou alugar?

 

Disclaimer – Eu não sou um profissional de finanças e nem pretendo ser. Entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças  pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *