27 Abril, 2019 Sapien Livre 2Comment

Fazer analogias utilizando o esporte é uma das formas mais simples de explicar conceitos complexos. Via de regra, para alguém se tornar um atleta de alto nível precisa dedicar muitos anos de sua vida. Com os investimentos funciona da mesma forma.

Como se tornar um investidor faixa preta

Imagine que você treina boxe por seis meses, começa a se sentir confiante e resolve desafiar o Mike Tyson para uma luta. Qual a sua chance de vitória? O máximo que irá conseguir é uma morte rápida papai.

Essa cena é inimaginável na vida real, você nunca se aventuraria a desafiar um faixa preta de Jiu Jitsu sendo um faixa branca. Agora, porque no mundo dos investimentos as pessoas querem se tornar graduados antes de passar pelos estágios necessários?

Esboço feito por Thiago Nigro ( Primo Rico ) no Instagram

Renda Fixa, onde tudo começa

A modalidade de investimentos mais popular do Brasil é a caderneta de poupança, apesar da baixa rentabilidade e ser demonizada pelos investidores experientes, é a melhor forma de iniciar no mundo dos investimentos.

De fácil entendimento, sem necessidade de aportes grandes e totalmente gratuita. Eu comecei meus investimentos pela caderneta de poupança. Para quem nunca fez investimentos e não tem quase nenhum conhecimento sobre produtos financeiros é por ela que deve iniciar no mundo dos investimentos. A ideia principal é exercitar o músculo da prosperidade.

Em pouco tempo já poderá começar a conhecer outras modalidades de investimento em renda fixa. Como os Títulos do Tesouro, os CDBs, LCI e LCAs. (de bancos médios), até chegar nas debêntures.

No meio do caminho, é possível que caia em algumas ciladas como títulos de capitalização, consórcios e previdência privada. Tudo bem… assim como para os grandes atletas as derrotas sempre estarão presente, para o investidor não será diferente.

Renda Variável, só para os fortes

Este ano é possível que a bolsa de valores brasileira atinja pela primeira vez a marca de 1 milhão de investidores pessoa física. Poderia dizer que é um número para ser comemorado, no entanto esse número não representa nem 1% da população brasileira. Para se ter uma ideia, nos EUA os investidores na bolsa são de aproximadamente 70% da população.

Porém, com a queda dos juros e o amadurecimento do mercado brasileiro, quem quiser ganhar dinheiro investindo terá de buscar modalidades mais sofisticadas de investimentos.

Para iniciar na renda variável, deve-se buscar os investimentos mais simples e de fácil entendimento. Os Fundos de investimento imobiliário ( FIIs ) são os melhores ativos para essa iniciação. Além de possuírem menor oscilação de preço, podem ser comprados com pouco dinheiro e ainda produzem caixa mensal para o investidor.

Somente depois poderá começar a comprar ações de boas empresas, de preferência empresas que você conheça e até consuma os produtos e serviços. Fazer análise de boas empresas é simples, porém não é fácil.

Desta forma, recomendo comprar ações quando já estiverem familiarizados com uma visão de longo prazo. Além de acostumar com as oscilações diárias naturais que ocorrem no mercado. Assim como acontece com as artes marciais, você precisa treinar sua mente para não se levar pela emoção, ganância e medo.

O processo de aprendizado é constante e não tem fim. Aos poucos, devagar e com coragem poderá se tornar um investidor faixa preta.

Se este post faz sentido para alguém que você conhece, não deixe de compartilhar.

Imagem por de capa por noellepierceromance


2 thoughts on “Como se tornar um investidor faixa preta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *