23 Março, 2019 Sapien Livre 0Comment

A primeira vez que ouvi falar sobre procurar pagar menos impostos foi no livro Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiosaky.

Ele explica que as pessoas ricas pagam poucos impostos, ou melhor quase não pagam, ficando essa responsabilidade sobre os pobres e a classe média.

Como pagar menos impostos

Kiosaky tinha toda razão, as pessoas ricas, apesar de ter mais dinheiro, pagam menos impostos porque conhecem e desenvolvem formas driblar o leão.

Uma das estratégias do planejamento financeiro é buscar maneiras licitas de reduzir a carga tributária sobre a renda e os investimentos.

Seja Você S/A – Pessoa Jurídica

Dar dicas genéricas de estratégias para reduzir impostos é difícil pois cada pessoa tem particularidades específicas que devem ser tratadas caso a caso. Porém, algumas dicas valem para todos.

Só o fato de conhecer sobre tributação e as diferentes formas de fazer a declaração já é de grande ajuda. Muita gente paga impostos sem necessidade ou deixam de aproveitar benefícios fiscais pelo simples fato de não saber como funciona a cobrança dos tributos.

Outra coisa também é evidente, se você puder se tornar pessoa jurídica terá inúmeras vantagens fiscais, desde que mais uma vez, conheça o sistema tributário. Muitas vezes é vantajoso pagar um profissional especialista para que ele faça os ajustes e apontamentos necessários. Pode-se economizar fortunas ao dar atenção a este tema.

Cartões de credito e dinheiro amaçado.

Invista para gerar receita para você, não para o governo

Na hora de fazer investimentos e escolher o que melhor se adequado ao seu perfil, tenha atenção na tributação do ativo. Uma rentabilidade maior pode ser anulada pela IR. Este é um detalhe básico mas pouca gente tem atenção e acaba fazendo besteira.

O erro mais clássico é a confusão sobre os planos de previdência privada PGBL e VGBL, além disso, escolhem errado entre a modalidade progressiva e regressiva de tributação. Tá ai um belo exemplo que você deve estar pensando… – como será que está meu plano? De dez pessoas, se duas souber responder as questões acima são muitas.

Procure manter seus investimentos pelo maior prazo possível, geralmente os investimentos de curto prazo são tributados em sua maior faixa.

Patrimônio não se gira

Como diz o Bastter: “patrimônio não se gira, patrimônio se acumula”. Quanto mais você gira patrimônio mais imposto terá de pagar, além de taxas e emolumentos. A forma mais fácil de investir é comprar ativos para vida toda. Ficar pulando de um investimento para o outro só é bom para o governo e as instituições financeiras.

Se quiser enriquecer deve manter seus investimentos pelo maior prazo possível. Procure revisar seus investimentos e busque formas lícitas de reduzir impostos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *