Investir

6. PASSOS SIMPLES PARA INVESTIR

14 Junho, 2018 Sapien Livre 0Comment

Ser investidor no Brasil não é fácil, aqui as coisas mudam em um piscar de olhos. Tem gente que se apavora com a possibilidade de perder e nem sequer se preocupa em tentar ganhar.

COMO INVESTIR INDEPENDENTE DO QUE ACONTEÇA 

Nos primeiros 3 meses do ano de 2018 tudo ia de vento em polpa. Juros caindo, inflação abaixo da meta e bolsa de valores batendo recorde.

Passado agora quase 6 meses temos um cenário totalmente diferente. Juros e inflação com perspectiva de alta e bolsa em queda livre. O que aconteceu com o otimismo dos investidores?

A grande pergunta que todo mundo faz nestes momentos de instabilidade é o que fazer agora que tudo parece ter mudado.

COMO SE TORNAR UM PROFISSIONAL PAGO PARA ERRAR

Um extenso currículo com formação nas melhores instituições do Brasil e do mundo levam um profissional renomado a fazer previsões ou melhor, projeções para a economia, o dólar e investimentos, desastrosas.

Tudo parece muito convincente, principalmente com os complexos cálculos que levam os investidores a acharem toda aquela conversa confiável, sempre baseadas em premissas aceitáveis e de grande sentido lógico.

Passam-se 2 meses e nada do que suas previsões, apresentados em power point, aconteceram. Então lá vem uma revisão, depois outra e no final do semestre terá mais uma.

Estes especialistas muito se assemelham com meteorologistas de jornal, que erram mais de 50%* das vezes e no dia seguinte, estão de novo na TV, mais uma vez fazendo suas projeções furadas. ( *Esta é uma impressão empírica, baseada em minhas observações )

Queria eu errar assim e continuar empregado. O problema destes fragilistas, que ganham dinheiro espalhando informação errada, é que muita gente acredita e faz seus investimentos baseados nestes achismos.

Esses caras deveriam pedir desculpas em praça pública toda vez que previssem algo errado, que colocasse em risco a vida financeira das pessoas.

INVESTIMENTOS

SOBREVIVENDO NA SELVA

A grande pergunta que fica para nós, investidores pessoa física, é… como acertar? Se esses especialistas renomados mais erram que acertam, imagine nós que pouco temos de informação e conhecimento.

Minha humilde opinião é fazer o que é simples. Por incrível que pareça, fazer o que é fácil de entender é o melhor caminho para acertar.

Pessoas inteligentes se sentem humilhadas quando vêem algo simples que funciona.

Warren Buffet, Luiz Barsi, Décio Bazin entre outros grandes nomes. Todos esses grandes investidores, foram e são altamente bem sucedidos fazendo o simples.

Coisas tão simples e copiáveis que a grande maioria duvida que funciona.

6. PASSOS SIMPLES PARA SER UM BOM INVESTIDOR – INDEPENDENTE DO QUE ACONTEÇA

Apocalipse Zumbi, Guerra nuclear ou greve de caminhoneiros, não importa o que vai acontecer no futuro, nunca saberemos e quem disser que sabe está mentindo.

O que precisa fazer para seguir firme com seus investimentos é explicável em apenas 6 passos.

1. QUAL O SEU OBJETIVO

Existem investimentos de curto, médio e longo prazo. Para cada um deles é necessário escolher um tipo de investimento específico. Saber para que está investindo deve estar claro na cabeça de todo investidor, do contrário cometerá erros.

As pessoas geralmente sempre procuram aquilo que rende mais ou o investimento do momento. Isto é um erro básico e muito comum.

2. TENHA SEMPRE UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA

O básico do básico que muita vezes é negligenciado, afinal de contas, coisas ruins acontecem para pessoas boas. Possuir uma reserva de emergência é até mais importante que investir.

Se ainda não tem uma, comece a formar a sua agora mesmo.

3. DESCUBRA SEU PERFIL DE INVESTIDOR

Entender qual o seu perfil de investidor ajuda a escolher os investimentos mais adequados para você. Não adianta falar para alguém investir em ações se essa modalidade não é adequada para o seu perfil.

4. ENTENDA SUA AVERSÃO A PERDA

Diferente de Riscos em Investimentos, a aversão a perda é um efeito psicológico que leva muitas pessoas a ruína. Para saber mais sobre estes importantes conceitos clique no link destacado em vermelho.

5. CRIE UMA ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTOS

Saber qual o seu objetivo é o primeiro passo, depois disso é necessário planejar como chegar até ele. Pesquisas mostram que pessoas que escrevem seus planos e meta possuem maior chance de atingi-los.

Como fazer isso é o que chamamos de estratégia de investimentos, para cada objetivo do passo 1, deve ser criada uma estratégia diferente, é claro, combinada com seu perfil de investidor.

Como fazer isso? Simples… estudando. Verdade seja dita, investir requer esforço, empenho e dedicação.

Não quer perder tempo em aprender a fazer investimentos? Delegue essa atividade à um profissional, no entanto, vai precisar dedicar tempo para escolher quem fará o trabalho, além de avaliar seu desempenho e custos operacionais.

6. MONITORE  

As pessoas mudam, desta forma precisamos periodicamente reavaliar todas as etapas anteriores. Não porque o cara da coluna do jornal falou que os juros iriam subir, mas porque a sua realidade mudou e as metas anteriores já não fazem mais sentido.

E por ultimo e não menos importante, faça o que é simples para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *