7 Março, 2019 Sapien Livre 0Comment

Chegou o momento que todo mundo tem ansiedade em saber… Como investir para viver de renda.

Como já sabem, o objetivo deste site é a independência Financeira. Desta forma nosso foco são investimentos que gerem fluxo de caixa constate e seguro.

Gestão de Investimentos – Planejamento Financeiro – Parte 5

Se ainda não leu os passos anteriores da série Planejamento financeiro, recomendo que leia os artigos abaixo:

Começando pelo começo – Planejamento Financeiro – Parte 1

Como construir um orçamento matador em 9 etapas

Quanto devo poupar por mês?

Vai continuar dando resto para seu sonho?

Chegou a hora de separar homens dos meninos. É agora que, se estivesse em um campeonato, iria passar de fase, é o momento de sair da defesa e passar para o ataque, é agora que os amadores serão graduados.

Investimentos

Reserva de Emergência

Primeiramente, antes de falarmos em investimentos, crie a sua reserva de emergência, leia e entenda como criar a sua no artigo abaixo:

Reserva de Emergência – Quanto Custa sua tranquilidade?

Somente após criar o seu colchão de segurança poderá ter a tranquilidade e a confiança necessária para fazer seus investimentos.

Tipos de Investimento – Renda Fixa

Nós brasileiros somos, na esmagadora maioria, investidores em renda fixa. Lamentavelmente, fomos educados e estimulados pelo governo a emprestar dinheiro para as instituições financeiras através da caderneta de poupança.

A renda fixa, além da poupança possui outras modalidade de ativos financeiros, como os famosos Títulos do Tesouro Nacional ( Tesouro Direto).

Os CDBs, LCI e LCA são garantidos pelo FGC em até 250 mil. Além destes, existem outras modalidades mais sofisticadas como as Debêntures que possuem ótima rentabilidade, porém maior risco.

Sugiro que estude cada modalidade e suas formas de rentabilidade, risco e tributação.

Aprenda um pouco mais sobre renda fixa nos artigos abaixo:

Quando ainda é viável investir na caderneta de Poupança

Meu Primeiro Investimento

Renda Fixa Escalonada

Tipos de investimento – Renda Variável

A renda variável é o que eu realmente considero investimento. Entendo que qualquer pessoa que ainda não iniciou na renda variável, ainda não pode ser considerado investidor realmente.

Uma coisa é certa, renda variável não é para qualquer pessoa. Neste sentido só deverá se aventurar nesta modalidade quem estiver disposto a dedicar parte do seu tempo para aprender e entender estes investimentos.

Entre os investimentos de renda variável destaco o Mercado de Ações, os Fundos de Investimento Imobiliário e os Imóveis ( Sim, imóveis são investimentos de renda variável).

Entenda um pouco mais sobre cada modalidade nos artigos abaixo:

Como Abrir conta em uma corretora

Fundo de Investimento Imobiliário

A arte de sobreviver no mercado de ações

Este é só um aperitivo do que precisa começar a estudar para fazer a sua gestão de ativos dentro de um planejamento financeiro completo.

Parece muita coisa para conhecer e aprender, mas aos poucos irá se familiarizar com os conceitos e tudo irá ficar mais simples. O importante é fazer alguma coisa, vá aos poucos e devagar, mas faça alguma coisa, se possível ainda hoje.


Disclaimer – Eu não sou um profissional de finanças e nem pretendo ser. Entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças  pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.

Imagem de corpo do post por Nattanan23 – imagem em destaque por Pexels -Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *