1 Abril, 2018 Sapien Livre 0Comment

Um dos principais artigos que já escrevi neste blog é sobre como descobrir seu número para alcançar a independência financeira, baseado na Regra dos 4%. Como existem muitas criticas sobre esta metodologia de gestão de investimentos, principalmente alegando que as taxas de retorno sobre investimentos seguros hoje são muito mais baixas que as praticadas no século passado, época em que a regra foi formulada nos EUA.

Aqui no Brasil, apesar de os juros estarem em perspectiva de queda, ainda é possível encontrar boas alternativas com taxas bem atrativas, até acima dos 4%, já descontando inflação.

Como a ideia deste blog é ajudar pessoas a alcançar a sua aposentadoria de forma precoce, entre 30 e 45 anos e nunca mais se preocupar em trabalhar por dinheiro. Faz-se necessário pensar em estratégias de mitigar o risco de perda de poder de compra ao longo do tempo, já que estamos falando de algo em torno de 50 anos ou mais ( Expectativa de vida de no mínimo 80 anos).

ESTRATÉGIAS PARA MANTER SUA RENDA AO LONGO DO TEMPO

Uma forma de se prevenir que seu patrimonio encolha com a inflação é continuar gerando renda, ou seja, continuar trabalhando. Existem muitas coisas boas da independência financeira, uma delas é o fato de não precisar trabalhar por dinheiro, mas isso não significa que você é obrigado a parar de trabalhar, é uma escolha, ou seja, se quiser para, se não quiser continua trabalhando e gerando renda para aumentar o património. 

Outra forma inteligente de gerenciar seus recursos é através do gerenciamento de seus gastos. Observe que todos nós temos um orçamento geral, mas se prestarmos atenção, nossos gastos podem ser separados em gastos essenciais e gastos com supérfluos.

A dica aqui é que quando for fazer sua gestão financeira separe seus gastos em duas partes, a dos gastos essenciais, ou seja, aquilo que é necessário para sua sobrevivência ( comida, agua, luz, saúde, moradia etc) e os não essenciais, são aquele que, se você deixar de gastar, sentirá algum desconforto e até alguma infelicidade mas sobreviverá ( TV a cabo, cinema, comer fora, férias, etc…). Toda vez que seus investindo não estiverem entegando 4% mais inflação, faz-se necessário apertar o cinto reduzindo suas despesas até que encontre novamente o ponto de equilíbrio.

Sugiro a leitura do artigo baixo, sem dúvida um dos melhores artigos sobre como cortar gastos sem sofrimento:

GUIA COMPLETO PARA CORTAR GASTOS SEM SOFRIMENTO

A última e pior alternativa é postergar seus planos e trabalhar por dinheiro por mais alguns anos. Se observar, trabalhar um ou 2 anos a mais lhe dará a margem de segurança que precisa.

As vezes dar um a passo para trás é a melhor forma de pegar impulso para chegar mais longe. Se não está confortável com sua estratégia, repense em vez de utilizar a regra dos 4% ( 25 anos de gastos anuais X 4%) utilize o calculo com 30 anos de custos. Vai levar um pouco mais de tempo mas o importante é que vai acontecer de qualquer forma e tera uma gordurinha para queimar.

O mais importante é manter acesa a chama de realizar seu grande sonho, não desistir e dar um passo de cada vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *