31 Julho, 2019 Sapien Livre 2Comment

O que as pessoas mais me perguntam quando falamos sobre investimentos é: qual o investimento está rendendo mais?

Essa pergunta já denuncia a falta de preparo de quem está perguntando. A resposta para essa questão é que não existe melhor investimento. Cada perfil e objetivo de vida devem ser considerados  na hora de definir um investimento, ou melhor, uma estratégia de investimento.

Desta forma não existe uma resposta simplista por A ou B, mas existem algumas formas de evitar investimentos ruins.

Só invista em algo que possa explicar

O grande erro de quase todo investidor iniciante é que ele quer passar do pior investimento para o melhor de uma hora para outra. Porém o caminho a seguir é ir do mais fácil para o mais difícil, conforme vai adquirindo confiança e conhecimento.

Leia também:

Como se tornar um investidor faixa preta

Não tente adivinhar o futuro

Bolsa vai cair, mercado vai aquecer, taxa de juros vai despencar, dólar vai disparar. A onda agora é cripto moeda, não, os imóveis é que vão bombar.

Todo dia tem um guru tentando prever o futuro e o pior é eles são levados a sério. Uma legião de tonto segue suas dicas e previsões. As corretoras indicam todo mês empresas para serem compradas e no mês seguinte mudam tudo. (Uma coisa absurda ).

Ninguém sabe o que vai acontecer no futuro, não caia nessa falácia.

Saiba diferenciar especulação de investimento

A pouco tempo saiu um dado assustador. A quantidade de pessoas que compram Bitcoin é o dobro de pessoas que investem na bolsa de valores.

Isso mostra que, de um modo geral, as pessoas não sabem diferenciar especulação de investimento. Só para deixar claro:

“Uma operação de investimento é aquela que, após análise minuciosa, promete a segurança do principal e um retorno adequado. Operações que não atendam estes requisitos são especulativas”.

Benjamin Graham

Leia também:

Bitcoin e o efeito Tinker Bell

Adapte seus investimentos aos seus objetivos, não ao seu perfil

Eu sempre  fui um adepto da renda variável, na verdade costumo dizer que investimentos de verdade são aqueles com influência na vida real.

No entanto, quando se pode alcançar determinados objetivos com investimentos de baixo risco e pouca rentabilidade, não tem porque correr riscos desnecessários buscando maiores ganhos.

Neste sentido, mesmo que você seja uma pessoa arrojada, sua carteira de investimentos deve estar de acordo com seus objetivos e não seu perfil. No entanto nunca faça o contrário.

Seu perfil de investidor funciona como um indicador de segurança. Pessoas conservadoras não podem se aventurar no mercado financeiro, não vai dar certo.

Volatilidade e risco são coisas  diferentes

Os melhores retornos estão teoricamente nos investimentos mais arriscados, porém risco e volatilidade são coisas diferentes. O fato de uma ação no mercado cair 30% não significa que a empresa ficou pior em seus fundamentos em 30%.

É importante entender as variações são normais, inclusive com ótimas empresas. Precisamos separar ruído de informação.

Não seja um (a) Maria vai com as outras

Estamos vivendo uma moda muito perigosa de Youtubers comprando e vendendo ações, fazendo isso e aquilo. O grande problema disso é que os seguidores, replicam essas carteiras sem observar seus próprios objetivos, perfil de investidor e conhecimento.

Além de quase todos eles serem patrocinados por bancos e corretoras. Você não deveria se questionar qual interesse eles estão defendendo?

A pouco tempo atras quase todos eles estavam divulgando e propagando coisas como COE, uma verdadeira cilada que só serve o interesse das corretoras e deles próprios. ( nunca vi ninguém que ganhou dinheiro com isso)

Leia também:

Todo investidor é um solitário

Você não é o Warren Buffett nem o Barsi

Entenda de uma vez por todas, você e eu somos pessoas normais que com um pouco mais de preparo e esforço podemos superar a média, no entanto você não é o escolhido.

Não vai ter os mesmos resultados do Buffett ou do Barsi. Pare com essa ideia de dar a tacada certa e ficar rico rápido porque, no máximo, o que vai conseguir é quebrar a cara.

Leia tambem:

Um bilionário no metro

Quem é Warren Buffett

Estude e nunca pare

O conhecimento ajuda sempre, mesmo que você não queira se tornar especialista em nada. Precisa ser um investidor com conhecimento para aprender a filtrar informações e deixar os espertalhões bem longe.

O conhecimento ajuda a não ser refém de dicas, não cair na mão do gerente do banco. Quando se tem informação e usa com sabedoria, o que você ganha é o seu tempo de vida.

Imagem por Stevepb – Pixabay

2 thoughts on “Como evitar investimentos ruins

    1. Olá Rossana, tudo bem?
      Obrigado pelas palavras. Com certeza ter autonomia sobre nossas ações é um fator super importante para nosso crescimento de um mode geral.

      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *