3 Abril, 2019 Sapien Livre 0Comment

Ninguém gosta de perder o final semana fazendo declaração de imposto de renda, muito menos para pagar imposto. Sem contar com as infinitas dúvidas que aparecem ao fazer o preenchimento das informações.

Como declarar IR de forma positiva

Porém existem alguns pontos positivos que podemos explorar ao fazer a declaração de IR que poucos se atentam. Neste sentido fica menos pesado declarar imposto quando ela pode te entregar informações valiosas para a sua caminhada ruma a independência financeira.

Saber quanto ganhou de dinheiro no ano

Nós temos o péssimo costume de achar que ganhamos pouco dinheiro, muitas vezes isso é verdade, porém na maioria das vezes percebemos que nosso salário anual é bem maior do que o da grande maioria da população.

Então nosso questionamento deve ser voltado para entender onde foi parar toda essa grana. Para onde seus recursos foram direcionados e o que poderia ter sido diferente.

Enxergar o crescimento de seu patrimônio

O programa da Receita Federal é interessante porque ele é muito semelhante a um balanço patrimonial. Nele poderá ver a evolução de seu patrimônio em comparação com o ano anterior.

Eu sempre gostei de me enxergar como uma empresa. Se eu fosse uma empresa listada em bolsa, este resultado apresentado iria trazer ânimo ao mercado ou teria as a ações desvalorizadas?

Você está satisfeito com os resultados que vem apresentando ao longo dos anos?

Visualizar sua capacidade de poupança

Se você ganha pouco dinheiro e seu patrimônio não evoluiu. Precisa tomar ações para mudar seus resultados no próximo ano.

A evolução patrimonial é um dos melhores indicadores de sua capacidade de poupança. Mesmo observando que sua conta não tem dinheiro, se seu patrimônio evoluiu significa que está fazendo investimentos.

Desta forma consegue perceber se está direcionando seus recursos de forma positiva ou se não teve nenhuma evolução. Muitas vezes é difícil olhar para a realidade que se apresenta diante de nós. Não se melindre, o pior cego é aquele que não quer ver.

É muito importante saber diferenciar ativos de passivos. Se o seu patrimônio está crescendo em passivos (coisas que tiram dinheiro do seu bolso) tome cuidado, pois terá automaticamente mais despesas no próximo ano.

Busque construir patrimônio que coloca dinheiro no seu bolso.

Aprender a buscar formas lícitas de pagar menos impostos

Muitas vezes pagamos mais impostos do que o necessário. Se existem formas lícitas de reduzir o pagamento de impostos, você deve utilizar.

Um exemplo clássico onde se perde dinheiro é no plano de previdência privada, onde a pessoa escolher o plano PGBL e faz declaração simplificada, perdendo os beneficiários fiscais do plano.

Impostos no Brasil são complexos e cheios de pequenos detalhes. Muitas vezes vale a pena pagar um profissional especializado em tributos para buscar as melhores alternativas ao seu caso.

Importante não ter preguiça de buscar informações, a internet é um facilitador onde, em poucos minutos, consegue descobrir formas de economizar quantias enormes de dinheiro.

Imagem por SarahRicherart

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *