27 Julho, 2018 Sapien Livre 0Comment

Quem acompanha este blog sabe que a independência financeira é atingida quando suas despesas igualam o retorno de seus investimentos.

Este é o objetivo maior que norteia o Movimento FIRE ( Financial Independence Retirement Early ) numa tradução ao pé da letra seria, Independência Financeira e Aposentadoria Antecipada.

Neste sentido muitas pessoas pensam que, devido a sua situação atual, ainda precisará trabalhar por muitos anos com o que não gosta até atingir tal objetivo.

QUER SER FELIZ, COMECE A POUPAR

Pesquisas mostram que a grande maioria das pessoas não são felizes com a atividade profissional que exercem, outros até gostam, mas desejariam trabalhar menos.

Além disso muitos se mostram insatisfeitos com as amizades e relações de trabalho. O que mostra o ambiente competitivo dentro das empresas.

Cada vez mais observa-se pessoas com desejo de mudar de área, de profissão. A boa notícia é que isso é possível ser feito até mesmo antes de chegar a independência financeira.

Economizar

COMO COMEÇAR A MUDANÇA

Imagine a seguinte situação – um profissional com renda atual de 5 mil e despesas 4 mil. Vamos chamá-lo de João.

João gostaria muito de trabalhar como professor para crianças no jardim de infância. Porém com o salário de professor nesta área seria a metade do atual, 2,5 mil. ( Isso apenas um exemplo, não tenho nenhuma base salarial da categoria)

Como as despesas de João são de 4 mil, seria muito difícil a transição de carreira sem reduzir drasticamente sua qualidade de vida.

Se João fizer um planejamento adequado, poderá fazer a transição de carreira sem nenhum trauma.

Observe que a diferença de um salário para o outro é 50% menor, porém como as despesas são de 4 mil, a necessidade de receita para cobrir estas despesas são menores.

Considerando a regra dos 4%,  João irá precisar acumular um montante de 450 mil ( Diferença da despesa anual x 25 anos). A principio parece muito dinheiro, porém sabemos que é possível atingir este montante com disciplina e dedicação antes que ele perca toda sua saúde e juventude dedicada a algo que odeia, só pelo dinheiro.

A troca de profissão para algo que gosta fará João mais feliz. É bem possível que os custos do trabalho diminuam consideravelmente.

Além disso, a regra estima um retorno, já considerando inflação, de 4%. Hoje 26/07/18, enquanto escrevo este artigo, existem títulos públicos pagando 5,7% + IPCA. Com essas condições o montante final pode ser ainda menor.

Não posso ser leviano ao ponto de falar que será fácil. O fato que quero colocar é a necessidade de fazer poupança para gerar renda passiva.

Assim terá cada vez menos dependência do emprego atual, como também,  terá maiores possibilidades e liberdade de escolhas para uma vida mais feliz.

Existe um falso sentimento de quem poupa deixa de aproveitar a vida quando o que ocorre é exatamente o oposto. Quem poupa tem possibilidades muito além de parcelar as férias ou comprar o ultimo modelo de Iphone.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *