21 Agosto, 2019 Sapien Livre 0Comment

Há pouco tempo atrás os imóveis eram excelentes para investir, depois o Tesouro Direto era quem dava maior rentabilidade combinado com segurança, ou seja, o melhor investimento do mundo.

Logo depois o negócio era comprar cripto moeda, o dinheiro físico vai acabar… os bancos centrais iriam perder o controle sobre a economia e um bitcoin iria valer mais que  100 mil dólares em pouquíssimo tempo.

Com juros baixos, e agora… Qual o melhor investimento?

Agora os juros caíram o que está na moda são os Fundos de Investimentos Imobiliários.

Nada contra essas modalidades de investimentos (ou especulação), o que me deixa maluco é como a grande maioria das pessoas aceitam as informações que a mídia, de um modo geral, divulga sem nenhum senso crítico.

Ser investidor significa ter responsabilidade por seu dinheiro. Como já afirmei, todo investidor é um solitário. 

É ridiculamente fácil investir com resultados acima da média se cada pessoa tomar para si a responsabilidade pelos seus próprios resultados.

 No entanto, a pergunta que mais escuto é… Qual o melhor investimento agora? O que está rendendo mais atualmente?

Pare de querer acertar o melhor investimento do momento, NÃO EXISTE MODINHA PARA O INVESTIDOR INTELIGENTE. Investir significa focar no longo prazo e para isso não podemos ficar pulando de galho em galho.

Como diz o educador financeiro e escritor Bastter, Patrimônio não se gira, patrimônio se acumula. Isso não significa que você não deve reavaliar seus investimentos ou morrer com eles. Apenas compre visando o longo prazo de acordo com seus objetivos, perfil e estratégia de investimento.

Não sabe como fazer isso? Então já tem a resposta para qual o melhor investimento. ESTUDAR, EDUCAÇÃO, ou seja, investir em VOCÊ. Isso é que trará os melhores retornos a longo prazo.

E olhe que nem precisa pagar, tem um site incrível que te ajuda na busca pelo conhecimento. Chama-se Google! Basta ter interesse e um pouco de força de vontade e qualquer coisa, seja da mais simples a mais complexa do mercado financeiro, terá acesso gratuitamente.

Livros… você não tem ideia de como um único livro pode valer em termos de retorno financeiro. Com certeza, muito mais que os cursos que esses youtubers estão oferecendo a preços abusivos na internet.

Não seja um investidor passivo e preguiçoso. Eu sou um exemplo vivo disso, nunca paguei por um único curso de finanças que seja. Todo conhecimento sobre mercado financeiro, juros, inflação, indexadores, renda fixa, ações, fundos, FIIs etc… tudo isso aprendi de graça ou pagando muito pouco, com livros, blogs e vídeos no Youtube.

Não seja massa de manobra de bancos, corretoras ou quem quer que seja. Tome as rédeas de sua vida financeira e da próxima vez que alguma mudança no cenário econômico ocorrer, não vá sair pulando de galho em galho.

Invista em você.

Imagem por johnhain – Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *