12 Maio, 2019 Sapien Livre 0Comment

Um dos indicadores mais conhecidos para avaliar se você é uma pessoa rica é o patrimônio líquido, que nada mais é o que você possui menos o que você deve.

Existem pessoas que recebem altos salários, mas não tem absolutamente nada. Eu costumo chamar essas pessoas de pobres com alta renda. Em contrapartida outras pessoas ganham pouco, mas mesmo assim conseguem acumular patrimônio.

Existem algumas coisas que impedem as pessoas de construir patrimônio líquido, sugiro que tenha muita atenção a essas coisas e evite-as para conseguir prosperar.

8 coisas que te impedem de enriquecer

Não adianta ganhar bem se você gasta tudo. A maioria das pessoas que conheço estão a apenas dois meses da falência se perderem suas fontes de renda.  Por isso, se quiser se tornar uma pessoa rica não ignore essas coisas:

1 – Carro Novo

Quando eu completei 18 anos a primeira coisa que fiz foi tirar carta de motorista para poder ter um carro. Durante uns quatro anos o que mais tirava dinheiro do meu bolso era usar aquele carro.

Se você comprar um carro zero, aí então só de tirar da concessionaria irá perder algo próximo de 30% do valor pago. Soma-se isso os custos de manutenção, combustível, seguro, e para grande maioria, os juros de financiamento.

 Tá ai a primeira grande armadilha da construção de riqueza.

2 – Casa

Não vou nem entrar no mérito de comprar ou alugar, mas saiba que uma casa pode ser a realização de um sonho ou se tornar um pesadelo para o seu patrimônio líquido.

O custo de um imóvel nas grandes cidades estão cada vez mais altos, sem falar nos impostos e condomínio. Em média se gasta 30% da renda com imóveis, seja de financiamento ou aluguel.

Além disso as pessoas querem móveis planejados, eletrodomésticos e utensílios muitas vezes  inúteis onerando ainda mais o orçamento.

3 – Comer fora de casa

 Claro que ir à um restaurante e fazer algumas refeições fora de casa é algo prazeroso e deve ser feito, o problema é quando isso passa ser rotina. Nossas vidas estão cada vez mais estressantes e além da falta de tempo, a disposição para cozinhar tem sido rara.

 Os happy hour quase que fazem parte da agenda de trabalho nas sextas feiras. Quando você faz refeições fora não está pagando apenas pela comida. No valor estão embutidos custos com aluguel, funcionários, segurança, impostos e o lucro do restaurante.

Em casa você pode elaborar ótimas refeições por menos da metade do dinheiro que gasta fora de casa.

4 – Não fazer investimentos

Não adianta apenas fazer poupança, você precisa investir o dinheiro economizado para que ele não perca seu valor no tempo (inflação) e possa se multiplicar.

São pouquíssimas as pessoas que pensam em investir para aposentadoria, se falarmos em independência financeira teremos apenas 1% de toda população que chegarão a este objetivo.

5 – Prazeres Imediatos

Quem tem pressa come cru, esse ditado ajuda a explicar que antecipar desejos compromete o futuro. Normalmente as pessoas não querem esperar para ter as coisas, então pagam juros que consomem boa parte da renda.

O Brasil é o país dos juros altos e antecipar desejos financiando coisas é a forma mais fácil de transferir renda das pessoas para as instituições financeiras.

Além disso, discursos como… vou morrer e não levo dinheiro para o caixão, ou só vivemos uma vez, você merece… faz com que a gente utilize o dinheiro sem responsabilidade e comprometimento com o futuro.

Aprenda a controlar seus impulsos por prazeres imediatos para ter a possibilidade de construir patrimônio.

6 – Dívidas

Há quem diga que algumas dívidas são boas. Eu particularmente não vejo nenhuma vantagem em possuir dívidas.

Conheço pessoas que já estão com a renda que ainda nem receberam comprometida com pagamento de dívidas. Possuir dividas traz um sentimento de escassez que é muito pior que o próprio debito.

Não dá para pensar em investimentos se você esta endividado. Neste sentido qualquer esforço deve ser para reduzir e eliminar dívidas.

7- Excesso de diversão

Tudo tem limite e saber selecionar qual tipo e quando se divertir é uma forma inteligente de economizar dinheiro. Não dá para aceitar todos os convites de happy hour, não dá para viajar todo final de semana.

Tanto seu dinheiro como seu tempo são finitos, neste caso precisa fazer escolhas inteligentes e priorizar aquilo que é mais importante.

8 – Especular

Tenho certeza que teria muito mais dinheiro do que tenho hoje se não tivesse feito especulação no mercado financeiro tentando ganhar muito. Quando sentimentos como a ambição, medo e a pressa estão no comando temos os ingredientes necessários para o prejuízo.

A visão de logo prazo é muito difícil de adquirir porque somos imediatistas, queremos o maior retorno no menor tempo possível e por isso nos colocamos em riscos desnecessários na esperança de ficar ricos rápido.

O exemplo mais recente disso foi a onda do Bitcoin que levou pessoas que nunca investiram em nada a comprar criptomoedas pensando que iriam ficar ricas do dia para a noite. Só para ter uma ideia existem mais pessoas no Brasil que colocaram dinheiro em Bitcoins do que investidores a bolsa de valores, para ser mais exato, o dobro de pessoas.

 Para cada exemplo de alguém que ficou rico teremos milhares que só perderam dinheiro. Não pense em ficar rico do dia para noite, estude e faça investimentos seguros e com paciência.

Não existem atalhos.

Não mate seu patrimônio líquido

Como deve ter observado é fácil perder o foco e permitir que essas coisas impeçam você de construir riqueza.

 Então descida de uma vez por todas a prosperar financeiramente, estabeleça metas para sua independência financeira e então, trace pequenos objetivos para não se desviar do caminho até chegar onde deseja.

Como costumo dizer ficar rico é simples, mas não é fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *