8 Março, 2018 Sapien Livre 0Comment

Sabe aquela fadinha do Peter Pan e recentemente também reproduzida na serie Fadas, em desenhos da Disney? A fadinha tem um grande problema, se as crianças deixam de acreditar na sua existência ela simplesmente desaparece.

O Bitcoin é como essa fadinha, só existe porque as pessoas acreditam nele.

Na verdade não só as cripto moedas como também as moedas físicas em geral, só valem  porque as pessoas acreditam que valem.

Hoje em dia nenhuma moeda tem lastro, ou seja, não existe nada por traz do dinheiro que garante o valor intrínseco dele além do papel ou metal a qual foi impresso. No caso das cripto moedas funciona da mesma forma ou até um pouco pior.

As moedas físicas possuem um banco central que as regula e também a percepção diária de que pode-se trocar o dinheiro por qualquer outra coisa,  essa é uma das formas que podemos calcular quanto vale um Dólar ou um Bolivar.

inflação
Ta afim de ficar bilionário? Vai para o Zimbábue.

As moedas eletrônicas como o Bitcoin ou Ethereum são tão novas que ninguém sabe qual o futuro delas, neste caso o efeito Tinker Bell é mais presente do que nunca, pois basta as pessoas deixarem de acreditar que Bitcoin tem valor e ele desaparece.

EFEITO TINKER BELL AO CONTRARIO

Agora imagine o efeito Tinker Bell ao contrário, ou seja alguma coisa se torna menos real na medida em as pessoas passam a acreditar nela. As cripto moedas também podem ser colocadas neste efeito. Algo que está possuindo um valor irreal pelo simples fato de muita gente estar acreditando nela.

Esse efeito, na minha concepção é muito mais perigoso. Exemplo –  Se todo mundo acreditasse que voar de avião é 100% seguro, como efeito desta crença  deixa-se de tomar cuidados com a segurança dos voos e consequentemente, teríamos tragédias eminentes.

BITCOIN É INVESTIMENTO?

Antes de responder essa pergunta, vamos a definição de investimento e especulação:

“Uma operação de investimento é aquela que, após análise minuciosa, promete a segurança do principal e um retorno adequado. Operações que não atendam estes requisitos são especulativas”.

Benjamin Graham

Essa sem dúvida é a melhor definição de investimentos para entender a diferença entre investir e especular. Como descrito por Benjamin Graham, um dos maiores investidores de todos os tempos, investir é totalmente diferente do que a maioria das pessoas estão fazendo ao comprar Bitcoins ou qualquer outra cripto moeda. Eles simplesmente compram com a esperança de que poderá vender mais caro no futuro, ou seja especulam.

Entenda que não estou de forma alguma dizendo que é errado especular, pelo contrário. A especulação é o que dá liquidez ao mercado e sem ela, seria muito difícil realizar investimentos.

Não existe nenhum fundamento que garanta qual o valor real de um Bitcoin, apenas existe a crença de que ele valerá mais do que o preço de compra.

A pergunta que a maioria das pessoas fazem é… “Devo investir em Bitcoin?” Está pergunta já está errada em sua essência. Primeiro porque nenhuma moeda é investimento, no máximo podemos considerar, seja ele qual for a moeda, reserva de valor.

Segundo, a pergunta correta que deveria ser feita é… Bitcoin combina com minha estratégia de investimentos? Abordei sobre este assunto no artigo   A SELIC caiu, e agora?

Provavelmente você vai ouvir ou até conhece pessoas que ganharam muito dinheiro como também que perderam apostando em cripto moedas, mas não passa disso, APOSTA/ESPECULAÇÃO.

Dentro de sua estratégia de investimentos cabe utilizar parte do capital para especular? Aceita se colocar em risco em troca de uma possibilidade maior de lucro? Se a resposta for sim,  faça sem medo.

Afinal de contas, você estudou e se preparou para o caso de dar errado e  acredite, em algum momento vai dar errado.

PRA QUE LADO CORRER?

Assim como nas salas de cinema, nos investimentos nunca fique confortável se ainda não sabe onde fica a saída de emergência. Para todo movimento que fizer, saiba como sair dele caso as coisas não aconteçam como previa. Para toda entrada é necessário pensar na saída.

Importante é possuir uma estratégia de investimentos bem definida de acordo com seu perfil de investidor e seus valores de vida. Antes de investir procure estudar estes dois conceitos, eles precisam estar bem claros na cabeça de todo bom investidor.

No mundo dos investimentos sempre irá encontrar conhecidos que enriqueceram com algum tipo de investimento, seja com imóveis (mais comum) e nos dias atuais com Bitcoins. Não entre na pilha, seja prudente e se mantenha firme em seu planejamento e propósito.

A prudência lhe manterá vivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *