3 Dezembro, 2020 Sapien Livre 2Comment

O sonho FIRE pode ser dividido em quatro etapas, na verdade poderia dizer que qualquer sonho passa por essas quatro etapas que vou descrever abaixo:

Fase da descoberta  – A empolgação

Eu lembro quando eu descobri que poderia viver de renda através da magia dos juros compostos. Depois desse dia passei a investir e devorar livros, vídeos e blogs de investimentos. Foi em uma dessas buscas que achei o Movimento FIRE. Eu já seguia os princípios mas não sabia que existiam pessoas que discutiam e se identificam com o objetivo da Independência Financeira.

É muito empolgante viver o sonho FIRE, as projeções e as expectativas do futuro. Nesta fase a gente se vê largando o emprego, vivendo de forma livre e tudo que vem acompanhado de um grande sonho.

Fase do trabalho e esforço

Esse é o momento em que a empolgação diminui e acontece o choque de realidade. Você percebe que a paciência e disciplina serão virtudes que deverão te acompanhar por anos. Além disso, se dedicar aos estudos, trabalho e levar uma vida diferente dos seus parentes e amigos fará de você quase que um Extraterrestre.

Essa segunda fase é um verdadeiro cemitério FIRE. São poucos os que se mantêm firmes e passam para a próxima e decisiva fase.

Fase da prova final, o teste onde a vida bate

Coisas ruins acontecem para pessoas boas. Em algum momento a vida vai bater, aquela hora que você achava que estava tudo certo. Pode acreditar, vai acontecer alguma coisa para testar e ver se você é realmente merecedor. Muitas vezes, você será testado em muitos momentos.

Como se fosse exatamente um teste final, quando chegamos nessa fase é bem provável que já estamos tão cascudos e já adquirimos tanto conhecimento, que mesmo indo à falência, temos força para nos reerguer.

A questão passa a ser apenas de tempo. Quando irei alcançar meus objetivos.

Fase da realização, o desfrute

Sim, essa é a fase final, a realização. O desfrute depois de anos de muito esforço e dedicação, chegou a hora de aproveitar com méritos todas as renúncias, todo esforço, toda dedicação e empenho com a coroação da Independência financeira.

É preciso muito cuidado para não se tornar um órfão dos próprios sonhos, se tornar uma pessoa sem objetivos e propósito. Neste sentido, parece que começa tudo de novo. Novos sonhos surgem e as etapas se iniciam em um ciclo constante.

É… tudo começa novamente, só que agora de forma mais leve, sem a necessidade de vender tempo por dinheiro.

Imagem por Free-Photos – Pixabay

2 thoughts on “As quatro etapas do sonho FIRE

  1. Resumiu bem. Muita gente nunca sai da primeira fase e se ilude que está poupando o suficiente, sem estar.
    Há também os que se acham resilientes, mas quando chega uma tempestade sentam e choram esperando ela passar.

    Você é grande exemplo a seguir e tenho certeza que já está num novo ciclo de realizações pessoais.

    Abraço

    1. Eu também sou essa pessoa que desiste. Alguns sonhos ficam pelo caminho, outros resignificamos. Tem coisas que só percebemos que não que não eram nossos quando a dificuldade aparece.
      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *