6 Julho, 2018 Sapien Livre 2Comment

O homem é naturalmente um ser coletivo. Faz parte de nossa natureza viver em comunidade. Qual a consequência disso quando tratamos de dinheiro?

Existe um grande mito de que dinheiro traz aceitação social, como já sabemos, o ser humano tem uma grande necessidade de viver em comunidade.

Quando éramos homens da caverna, se algum membro do bando não fosse aceito pelo grupo, automaticamente estaria condenado a morte, já que era quase impossível se defender sozinho dos perigos que existiam naquela época, além de caçar e criar os filhos sem ajuda de um núcleo comunitário.

Neste sentido, carregamos em nossos genes a necessidade de aceitação. Ser excluído é experienciado, apesar de não conscientemente, como uma ameaça a vida.

aceitação social

SERÁ QUE É OSTENTAR?

Muito se fala de utilizar o dinheiro para ostentar, aparentar ser aquilo que não é, porém não se percebe que boa parte do esforço financeiro que as pessoas fazem é pelo puro desejo de ser aceito ou o meda da rejeição.

A indústria do consumo se aproveita dessa nossa fragilidade, desta baixa autoestima nos disponibilizando produtos e serviços que nos tornam mais aceitáveis para as pessoas.

Com o dinheiro podemos ter melhor aparência, um corpo esculpido, aprender idiomas e aprender a dançar. Até mesmo a companhia de uma boa amizade parece ter custos, afinal de contas, o happy hour sempre vem acompanhado de uma salgada conta ao final da noite.

O CASAMENTO E O DINHEIRO

Observe o seguinte exemplo… imagine o jogador de futebol Ronaldo Fenômeno em início de carreira, quando ainda precisava pedir carona no transporte público para conseguir ir aos treinos. Qual seria a chance dele ser aceito pela família da modelo Daniella Cicarelli, já com carreira estabelecida?

Temos conhecimento que os casamentos, nas mais diversas culturas, historicamente sempre foram firmados por contratos sociais baseados em dinheiro, terras, animais e etc. Os famosos dotes.

Encarar a vida através do mito do dinheiro da aceitação social parece figurar muito sentido. Afinal de contas, apreciar um bom jantar, fazer uma viagem, ir ao cinema ou comprar presentes para quem desejamos por perto são prazeres que não gostaríamos de abandonar apenas porque tem custo.

O grande problema acontece quando buscamos aceitação social através do dinheiro. Lembre-se que uma boa conversa, a cumplicidade, a confiança e o romance são gratuitos.

Qualquer necessidade de pagamento não passa de ilusão e por isso devemos ter muita atenção quando gastar ou possuir dinheiro vira uma necessidade para manter relacionamentos.

Leia também estes artigos sobre mitos do dinheiro:

6 MITOS SOBRE O DINHEIRO QUE TE IMPEDEM DE PROGREDIR

DINHEIRO E PODER – O GRANDE MITO

O DINHEIRO E A NECESSIDADE DE SEGURANÇA

Referencia bibliográfica: Your Money or your life

2 thoughts on “A necessidade de aceitação social

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *