15 Fevereiro, 2018 Sapien Livre 0Comment

No momento em que escrevo este artigo, 14 de fevereiro de 2018, a taxa básica de juros brasileira caiu para o menor patamar já registrado, 6,75%.

Diante deste acontecimento “nunca visto antes na história deste país”, muita gente acostumada em sempre fazer seus investimentos em renda fixa estão sem encontrando em dificuldade com esta nova realidade. Afinal de contas, como manter uma boa rentabilidade com juros reais a 3% ao ano?

A primeira e mais comum pergunta que me fazem é… Qual o investimento mais rentável no momento?

Esta pergunta já é um indicativo que a pessoa está indo no caminho errado pois a pergunta correta deveria ser:
Qual tipo de investimento combina com minha estratégia de investimentos neste cenário?
Por que essa pergunta é tão importante? Simples, se não tem uma estratégia, uma metodologia que combine diferentes modalidades de investimento com seu perfil de investidor será muito difícil de acertar a resposta.

QUANTO MAIS MELHOR

Estamos enraizados em uma cultura que prega “ o quanto mais melhor”, o quanto mais rentável no menor espaço de tempo melhor. Este tipo de mentalidade torna-se muito perigosa para investimentos pois para o investidor comum, o investimento do momento quando é revelado já não é mais tão rentável.

Hoje qualquer jornal vai informar que a renda variável vem desempenhando muito melhor que a renda fixa já que o índice Bovespa vem batendo recorde em cima de recorde. O que quero dizer com isso é que não existe o investimento do momento, o que existe é o melhor investimento que se adéqua a sua estratégia de investimentos.

É o melhor momento para especular em Bitcoin? Já passou a hora de investir em Tesouro Direto? Perguntas erradas de novo!

A pergunta correta seria…  – Bitcoin combina com minha estratégia de investimentos? Se a resposta for não, independente de se comprar moeda virtual ou Tesouro IPCA, será um erro alocar dinheiro para esses ativos.

TENHA UMA ESTRATÉGIA BEM DEFINIDA

Antes de procurar saber o que rende mais, procure desenvolver uma estratégia e metodologia de investimentos. Dentro desta estratégia procure estudar as melhores modalidades de investimentos que se adequam ao seu perfil de investidor. Somente depois desse estudo poderá perguntar qual o melhor investimento no cenário de juros baixo, sem adivinhação, sem futurologia, sem mágica.

Saiba que o que rende mais hoje renderá menos amanhã e vice-versa, não existe almoço grátis. Fazer bons investimentos exige esforço e dá trabalho e é por isso que poucos fazem. No final das contas o melhor investimento é investir em você.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *