16 Outubro, 2020 Sapien Livre 4Comment

O que acontece no dia trinta e um de dezembro para o dia primeiro do próximo ano? A resposta é nada, nada muda, tudo permanece igual, um mês para o outro, um ano para o outro. Absolutamente nada muda, mas porque então damos tanta importância para essas datas?

O final de ciclos e o recomeço

O final de ciclos trás consigo um grande simbolismo de recomeço, de uma teórica possibilidade de fazer novamente, de fazer diferente e ao mesmo tempo, renova as energias. Tudo isso está apenas dentro de nossas cabeças, inserido por nossa cultura e o ambiente que vivemos.

Veja como é importante esse respiro, até mesmo máquinas precisam de trabalhar em ciclos, a natureza trabalha em ciclos, e não diferente, nós também usamos esse recurso em nossas vidas. O grande problema é que agimos igual, e nada fazemos de diferente para que aconteça alguma mudança ao final destes novos ciclos.

Neste sentido fica fácil de ver como aquelas famosas promessas e resoluções de final de ano que todo mundo faz, deixa de fazer sentido poucas semanas depois. A gente quer a mudança, o desejo é genuíno, mas pagar o preço é dolorido e trabalhoso pois requer empenho e disciplina a longo prazo.

O medo de dizer adeus

Dizer adeus a uma pessoa que amava, a um relacionamento é uma das maiores angústias que um ser humano pode passar, quem já teve términos, seja ele de forma traumática ou não, dizer adeus traz uma grande carga emocional. E mesmo querendo, a pessoa fica ruminando o acontecimento.

Isso também vale para quem deseja mudar de profissão, que odeia o trabalho mas não consegue largar. A coisa está ruim, mas ela procrastina e vai arrastando a situação dia após dia, meses e anos.

Dizer adeus neste caso é libertador, tanto recomeços como términos precisam de eventos que marcam aquele momento. Por isso que os velórios são importantes, a gente vive o luto, mas depois daquilo precisamos saber que nunca mais será igual, e bola pra frente.

Diante disso, muita gente não consegue se recuperar, algumas ficam estagnadas e infelizes para o resto da vida. Ajuda profissional é muito importante para esses casos, fazer coisas diferentes, seja qual for, mas quando for necessário, seja em relacionamentos, empregos e investimentos ruins, assumir as perdas e dizer adeus é a melhor forma de iniciar um novo ciclo.

4 thoughts on “A importância de dizer adeus

  1. Muito bom o artigo. Ficamos preso ao calendário gregoriano para os álibis semanais e anuais, quando na verdade basta uma atitude nossa, a qualquer momento, para iniciarmos um novo ciclo.
    Abraço

    1. É esse exatamente essa a grande questão meu amigo. O início de novos ciclos de vida podem se iniciar a qualquer momento, mas procrastinamos até o próximo ano, a próxima férias, a formação do filho na faculdade.
      Abraço

  2. Oi Sapien,
    Daqui a 2 meses, já será 2021.
    Um dos truques que eu uso para não sentir improdutiva é manter viva a Lista das Conquistas, uma lista que mantenho desde 2008, quando me divorciei e achei que meu ano estava perdido. Fiquei surpresa com a quantidade de coisas boas que aconteceram naquele ano, apesar do divórcio.
    O adeus, faz parte da nossa vida, mas muitos têm dificuldade de seguir em frente. Ficar muito tempo remoendo erros, pensando o que poderia ter feito de diferente, só nos faz perder tempo, já que o passado é imutável.
    Beijos.

    1. Oi Yuka, vc sempre com boas ideias. Eu nunca fiz uma lista dessa. Ter esse olhar positivo é muito importante mesmo, principalmente nos maus momentos.

      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *