1 Outubro, 2019 Sapien Livre 2Comment

Já ouviu falar de FOMO, sigla inglês para Fear Of Messing Out, é uma síndrome da era digital, das redes sociais, mais especificamente analisada pelo ótica do Instagram. Na psicologia econômica essa síndrome explica  o medo de ficar de fora, de não participar. Isso vale para muitas coisas, mas quando falamos de investimentos este é um comportamento muito comum e perigoso.

Todos nós estamos sujeitos ao FOMO, não importa se você é um especialista ou profissional dos investimentos, será impactado da mesma maneira. O que pode fazer total diferença é a capacidade de identificar essa síndrome e saber o que acontece com nosso corpo, como isso altera nossos sentimentos, o que esse medo de ficar de fora pode trazer de consequência para nossas vidas.

FOMO na vida real

Eu, por exemplo, consigo lembrar que ano passado (2018) fui impactado pelo FOMO com a onda de alta do BITCOIN. Eu não sabia e nem sei para onde esse mercado vai, porém, com toda aquela alta, não queria ficar de fora. Sabendo que a dor de não participar de algo que muitas pessoas estão participando é muito grande.  ( Acho que é comparável ao sentimento quando existe um segredo que todo mundo sabe, menos você.) Eu comprei algumas frações de BITCOINS, só para não sentir a FOMO.

Mais ou menos como uma vacina. Caso a moeda viesse a valer 100 mil dólares, estaria fazendo parte, caso fosse a zero, só iria perder aquilo que aceitava perder. Desta forma dei uma solução para esse fenômeno que estava me incomodando. Acabou que pouco tempo depois o mercado de cripto moedas desabou (como eu já imaginava). Assim como a manada foi a compra na euforia, em maior velocidade foi a venda com o pânico.

Não venderei, pois só coloquei um valor que aceito perder e se caso a moeda volte a explodir,  já estarei posicionado. Até voltei a comprar uma nova porção, hoje tenho o dobro do que tinha colocado.

Esse foi só um exemplo de como a FOMO pode impactar em nosso comportamento e decisões como investidor. Com a queda dos juros, tenho visto uma crescente onda de pessoas despreparadas querendo migrar para o mercado de renda variável. Mais uma vez o medo de ficar de fora pode estar criando uma bolha, pois junto com a FOMO temos o comportamento de manada.

*O comportamento de manada é aquele em que todos indivíduos vão para o mesmo lado, mesmo sem nenhuma direção planejada, igual ao comportamento de animais em bando.

É comum em rodas de conversa algum amigo de trabalho dizer que seus investimentos em ações dobraram de valor nos últimos seis meses. Então você broxa na hora… (Não é possível, esse idiota está ganhando mais dinheiro que eu, não posso ficar de fora). Na mesma semana abre conta em uma corretora, assiste uns dois videos no Youtube e começa a investir sem nenhum preparo e estratégia.

A FOMO é algo muito comum nas redes sociais mas se trouxer essa síndrome para outros aspectos da vida, saberá como esse tipo de fenômeno funciona e assim evitar armadilhas que nós mesmos pregamos de forma inconsciente.

E você, consegue descrever algum momento que a FOMO esteve presente na sua vida?

lustração por Elisa Riva – Pixabay

2 thoughts on “A FOMO vai te pegar

  1. Uma amiga me pediu para ensinar sobre investimentos e eu, realmente achei que ela queria aprender. Mas lendo seu post, ela claramente estava com FOMO.
    Comecei a falar sobre corretoras independentes e ela me interrompe falando que quer investir em algo que seja o próximo unicórnio… E eu vou lá saber qual será o próximo unicórnio? Tento falar sobre Tesouro Direto, mas ela está mais interessada em small caps, startups, investimentos com rendimentos superiores a média (que mais se assemelha a pirâmides)… No fim, tive a impressão de que eu não consegui ensinar nada para ela, de tanta ansiedade que ela tinha de querer saber tudo. Uma pena.

    1. Oi Yuka,

      Rindo alto aqui sozinho lendo seu comentário… Heheh!
      Essa sindrome realmente é muito comum, principalmente quando pessoas próximas estão falando ou fazendo algo que nós estamos de fora.
      Tenho procurado estudar psicologia economica e todos as suas consequências. É um tema muito interessante e aplicável.
      Espero que tenha ajudado sua amiga de alguma forma.
      Agora se vc souber do próximo unicórnio não me deixe de fora…hahah.
      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *