20 Outubro, 2019 Sapien Livre 2Comment

Investidores de primeira viagem e com pouco conhecimento sobre investimentos podem pular este artigo.

A pessoas fazem seguro de carro, de casa e de vida. Existem até algumas modalidades de seguro que são  desnecessárias e ninguém questiona, mas porque será que ninguém faz seguro do dinheiro?

A Estratégia Barbell

A ideia da estratégia barbell  é permitir que o investidor se exponha a posições com ganhos acima da média e ainda assim manter-se extremamente seguro.

Ela é representada por uma barra de pesos, porém com pesos desiguais onde um lado possui 90% de peso e do outro lado apenas 10%. Exatamente como na figura abaixo:

Estratégia barbell

Trazendo essa figura para o mundo dos investimentos teríamos 90% de uma carteira investido em ativos seguros e mais previsíveis, como por exemplo Títulos do Tesouro, CDBs, ETFs, FIIs, ações de empresas consolidadas. Do outro lado aplicações extremamente especulativas como Bitcois, Opções e Startups.

Enriquecendo mesmo sendo um idiota

Como diz Nassin Taleb… você não precisa saber se está certo ou errado, precisa apenas participar de posições quando estas se mostram assimétricas.

Ou seja, sempre que sua chance de ganhar é ilimitada e sua perda é limitada, participar mesmo sem saber se está correto é uma boa estratégia. Observe que para utilizar essa estratégia precisa ter do outro lado posições extremamente seguras, serão elas que irão garantir a tranquilidade do investidor enquanto arrisca a outra parte em ativos de alta volatilidade.

Estratégia Barbell

 

Se der errado, considere como um seguro que ao vencimento terá de ser renovado. No entanto se algum dos ativos comprados explodir, como aconteceu com o Bitcoin e algumas empresas de tecnologia, terá em pouco tempo o resultado de anos.

Estratégia Barbell

O lado ruim da moeda

Manter uma carteira com a estratégia Barbell tem um custo,(assim como todo seguro) que a longo prazo poderá corroer a rentabilidade geral do patrimônio, além disso, essa estratégia não se aplica para pessoas sem conhecimento de mercado ou com pouco estomago para lidar com alta volatilidade.

Leia também: Correlação de ativos

Existe a necessidade de acompanhar o mercado de forma ativa e são poucas as pessoas que podem fazer isso com a devida atenção e conhecimento.

Esteja pronto para errar sozinho, como já escrevi outras vezes, todo investidor é um solitário.

E você, o que acha desta estratégia de investimentos?

Disclaimer – Eu não sou um analista/assessor de investimentos e nem pretendo ser, entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças  pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.

Imagem por de capa Ichigo 121212 – pixabay

2 thoughts on “A estratégia Barbell – Para investidores Raiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *