7 Fevereiro, 2019 Sapien Livre 0Comment

Sem querer entrar no aspecto religioso, a Bíblia tem inúmeras passagens onde se pode aprender muito sobre dinheiro e gestão financeira. Listei abaixo algumas passagens em que podemos aprender muito com esse livro milenar na jornada pela independência Financeira.

6 Passagens da bíblia que podem ajudar você a lidar melhor com o dinheiro

1 – Provérbios 22:7O rico domina sobre o pobre; Quem toma emprestado é escravo de quem empresta.

Essa passagem é tão atual que poderia ser notícia de jornal de amanhã. A dívida é a forma mais simples de se fragilizar. Na época das escrituras bíblicas quem tinha dívidas e não honrasse o pagamento, poderia se tornar literalmente escravo do credor. Hoje a escravidão é financeira, onde o indivíduo trabalha ( secando gelo) para pagar juros a perder de vista.

2 – Lucas 16:10Quem é fiel o pouco, também é fiel no muito. Quem é desonesto no pouco também é desonesto no muito.

Muitas vezes eu escuto pessoas dizerem: quando eu tiver mais dinheiro poderei fazer investimentos. Oras, como poderá administrar mais dinheiro se não administra o pouco. Seria como colocar o carro na frente dos bois. No mesmo sentido a passagem correlaciona fidelidade e honestidade, onde se faz necessário entender seu propósito de vida e também sua integridade financeira.

3 – Provérbios 18:2O insensato não tem prazer no entendimento, mas sim em fazer valer seu modo de vida.

Ostentar, fazer da aparência um reflexo superficial de vida bem sucedida. Observe que a ostentação não é nada moderno. A história da humanidade é marcada por personagens e obras faraônicas que tinham por único objetivo fazer valer modos superficiais de vida.

4 – Lucas 15:20E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.

Essa passagem mostra a importância de não gastar tudo que se ganha, como também possuir reserva de emergência. Quando alguém perde o emprego e, geralmente está endividado, entra em desespero. Tem vontade de se jogar da ponte pois não possui nenhuma outra fonte de renda, e além disso, nenhuma folga no orçamento. Uma relação extremamente frágil com as finanças.

5 – Provérbios 13:20Aquele que anda com homens sábios será sábio, mas um companheiro de tolos será destruído.

Seria o mesmo significado da frase: Diga-me com quem andas e eu lhe direi quem es” (essa frase não está na bíblia). Tem um monte de livro Best Seller e especialistas que afirmam que sua renda corresponde a média dos seus amigos mais próximos. É claro que não devemos nos aproximar das pessoas pelo aspecto financeiro, mas esse é um ótimo indicativo de como anda conta bancária, além disso, o que considero mais importante está relacionado com o Mindset (modo de pensar) que têm instalado em sua cabeça e sofre influência direta das companhias .

6 – Provérbios 21:5Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, a pobreza.

Existe um ditado que fala: “Quem tem pressa come cru”. A necessidade de pensar a longo prazo para construir patrimônio e fazer os juros compostos trabalharem a nosso favor é primordial. O grande problema é que deixar de aproveitar prazeres imediatos em detrimento de recompensas futuras exige um esforço muito grande que poucas pessoas estão dispostas a abrir mão.

Existem muitas outras passagens bíblicas que podem nos ajudar na gestão financeira e a forma como lidamos com a riqueza e o sucesso. Não precisamos nem sequer entrar no aspecto religioso, a bíblia realmente é um livro muito rico.

Imagens de capa por Free-photos – Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *