17 Dezembro, 2019 Sapien Livre 2Comment

Se você já atingiu sua independência financeira ou ainda está na caminhada FIRE, já percebeu que as pessoas não entendem ou as que entendem, não aprovam sua decisão de viver da renda de seus investimentos.

Além dos que não entendem e os que discordam, existem os que invejam e tentam, de alguma forma, menosprezar a façanha que poucos alcançam (somente 1% da população consegue viver por seus próprios meios sem a necessidade de aposentadoria tradicional).

Dificuldades em entender juros compostos

Este é um grande problema, a maioria das pessoas, inclusive as mais inteligentes que nós, não conhecem o poder dos juros compostos e por isso acham que a independência financeira só é possível para pessoas com alta renda, para os que ganham muito dinheiro, tipo jogadores de futebol, diretores de grandes empresas ou empresários de sucesso.

Leia também: Juros compostos – A maior invenção da humanidade

Não sabe diferenciar ativos de passivos

Você não tem carro e casa? Deveria investir em uma casa para você morar e só depois fazer outras coisas… Quem nunca ouviu isso? Como já fortemente denunciado por Robert Kiyosaki, em Pai Rico e pai Pobre, as pessoas não sabem diferenciar ativos de passivos e por isso associam riqueza com patrimônio. Apesar de alguns acumularem patrimônios altíssimos, vivem em dificuldades para manter tudo que possuem.

Saiba mais sobre ativos e passivos em: O fator simples para o enriquecimento

Ou investe ou vive a vida

As pessoas pensam que não é possível investir e ao mesmo tempo se divertir. Esse mito está relacionado com o pensamento de escassez e a falta de criatividade. Gosto de falar que a pessoa que resolve todos os problemas com dinheiro mata a criatividade. O dinheiro, com certeza, paga o restaurante, as férias, o cinema e tudo isso é muito bom, porém precisamos entender que mais importante que pagar duzentos reais em um jantar é o objetivo de confraternizar e partilhar de um bom momento. Neste sentido um jantar de vinte reais pode ser tão satisfatório quanto um de duzentos, sempre existe uma alternativa para quem tem criatividade e vontade de realizar.

Leia também: Frugalidade,

movimento fire

Falta de visão de Longo Prazo

Nós humanos temos problema em lidar com objetivos de longo prazo, nossa biologia não foi preparada para guardar, esperar. Quando eramos homens da caverna não fazia sentido acumular um pedaço de uma caça para aposentadoria. Assim como também, se olharmos para tempos mais próximos, o brasileiro, a cem anos atrás, tinha expectativa de vida de aproximadamente trinta anos. Não fazia o menor sentido pensar em guardar dinheiro para aposentadoria, somado a isso tivemos os períodos de inflação que fez nossa sociedade adquirir um alto grau de miopia financeira (Dificuldade de enxergar longe).

Leia também: O pior conselho sobre finanças que já recebi na minha vida

Conformismo

Tem uma história onde fala que o elefante, quando acorrentado desde filhote, mesmo depois de crescer e ficar muito mais forte que a corrente, não acredita que pode rompe-la e se soltar. Isso acontece também com o ser humano. Se conformar com algumas condições de vida achando que não existe alternativas faz pessoas se prenderem a empregos ruins, a mediocridade, a dependência de maridos tranqueiras (no caso de algumas mulheres), pelo simples fato de não acreditar que existe alternativas. É certo, a vida é muito mais complexa que um discurso simplista, mas pode acreditar, é possível mudar e viver a sua melhor vida ainda hoje!

Leia também: Status Quo e o motivo para não fazer nada

Imagem de capa por 3005398\143imagens. Imagem de corpo do post por publicdomainpictures – pixabay

2 thoughts on “5 motivos porque as pessoas não entendem o Movimento F.I.R.E

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *